covid-19

Municípios criam estratégias para vacinar moradores que ainda não procuraram as ações

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)/
Em Itacurubi, pessoas a partir de 18 anos estão sendo vacinadas desde 20 de julho

No sábado, Santa Maria atingiu a faixa etária de 18 anos na vacinação contra a Covid-19. Por aqui, a prefeitura manteve mais três ações para esse público na próxima semana. Em Itacurubi, primeiro município da Região Central a chegar na vacinação de jovens desta idade, a aplicação da vacina ocorre em dois dias da semana para os "retardatários": às segundas e quartas-feiras. De acordo com o prefeito Gelso Soares (PDT), as agentes comunitárias de saúde estão realizando um trabalho de chamamento das pessoas que ainda não procuraram a imunização. 

Dois municípios da região recebem prêmio por serem os que mais vacinaram no Estado

- O que acontece é que nós temos muitas pessoas que saíram de Itacurubi nos últimos anos, depois do último censo. Então não sabemos a quantidade exata de moradores que não se vacinaram ainda. Por isso, esse trabalho com as agentes para tentar identificar. E as ações estão concentradas em dois dias para não haver o desperdício de doses - afirma. 

Como obter certificado de vacinação contra a Covid-19

Em São Gabriel, a vacinação já chegou aos 19 anos e, durante a semana, com a chegada de mais imunizantes, a Secretaria de Saúde deve ampliar até os 18 anos. Conforme a secretária Kátia Raposo, já há uma pressão dos municípios para que haja a liberação da vacina para adolescentes - hoje, apenas quem tem de 12 a 17 anos e possui alguma comorbidade pode se vacinar. A única vacina autorizada para aplicação em adolescentes é da Pfizer.

Vacinação para quem tem 18 anos ou mais tem procura intensa neste sábado

- Nós vamos seguir fazendo ações para o público adulto enquanto não houver essa liberação para todos os adolescentes, porque sempre tem pessoas que já poderiam ter sido vacinados e só procuram as vacinas agora. Mas, precisamos avançar o quanto antes para os adolescentes também. Vamos aguardar orientações do Ministério da Saúde - destaca. 

Pinhal Grande também já chegou na vacinação de jovens a partir de 18 anos. Por lá, a Secretaria de Saúde também espera orientação do Ministério da Saúde para vacinação de adolescentes em geral. O município estima que quase a totalidade de adultos já tenha sido imunizada. 

A prefeitura de Santiago começará a imunizar jovens a partir de 18 anos na próxima semana. De acordo com o secretário de Saúde, Éldrio Machado, a estratégia do município é vacinar a totalidade de cada faixa etária com busca dos moradores com as Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Segundo Éldrio, por enquanto, a preocupação é atingir 100% de imunização dos adultos para, depois, aguardar recomendações sobre como prosseguir com as ações. 

- Nós diminuímos as faixas etárias de forma que nenhum morador fique para trás. Quando uma pessoa não vêm às ações, nós entramos em contato - relata o secretário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Universidades ofertam 104 vagas de residência para profissionais de Saúde Anterior

Universidades ofertam 104 vagas de residência para profissionais de Saúde

Próximo

Semana terá mais três ações de vacinação para maiores de 18 anos em Santa Maria

Saúde